O batizado, como já referi, foi introduzido na Umbanda Mística através do batizado de emergência, que a Igreja Católica autorizou o Beato-Rezador a fazer. Depois, foi modificado o seu ritual, com o aparecimento dos rezadores e adesão ao espiritismo.
Foi a época em que começaram a baixar os Espíritos-Guias de Caboclos (as), Pretos (as) Velhos (as) e crianças; mas, pela fé, os adeptos começaram a optar para que os Espíritos-Guias fizessem o batizado e, mais tarde, que fossem os padrinhos espirituais. Nesta época, já se fazia o banho de descarrego, para afastar os maus espíritos e sofredores que eram chamados de quiumbas. Foi então que Guias protetores dos adeptos começaram a usar folhas e ervas de cheiro forte, de que os quiumbas não gostavam; com isto, estes se afastavam de suas vitimas.
Daí a conveniência de usar estas folhas para fazer o batizado – arruda, guine e alecrim-de-cheiro -, usadas também para as defumações. Com o bom resultado, o cruzamento passou a preceder o batizado, dando a este uma maior força espiritual contra o coisa-ruim e os quiumbas (espíritos sofredores, perturbadores das pessoas), tornando o batizado mais forte e eficaz. Começou-se também a batizar imagens de Santos da Igreja Católica, que eram os patronos dos terreiros da Umbanda Mística. Com a influencia negra, cada Santo Católico passou a ser filho de um Orixá.
Assim, cada adepto passou a ter seu Santo Católico como padroeiro (pai-de-cabeça), adquiria a imagem que o representava, e a entronizava em sua casa. Para estas imagens de Santos-Orixás, fazia-se também o batizado, que dava aos adeptos mais força espiritual, afastava os quiumbas e o coisa-ruim das suas casas e trazia-lhes a benção, a paz e a felicidade almejadas. E os adeptos acendiam velas e rezavam diariamente em suas casas.
Notem: todo batizado é feito em dia de festa de Santo da Igreja Católica, e com comes e bebes.
'
Entre os dias mais usados, estão:
'
O dia 6 de janeiro dia dos Reis Magos – dia da Linha do Oriente, Linha cor-de-rosa, Linha das crianças-santas.
'
O dia 20 de janeiro dia de São Sebastião – dia de Oxossi, dia da Linha dos Caboclos e índios.
'
O dia 25 de janeiro dia do Apóstolo São Paulo de Tarso – dia da Linha dos médiuns e videntes, dia da linha dos convertidos que eram profanos, entre eles, são Marcos, são Cipriano, São Mâncio, e outros.
'
O dia 19 de março dia de São Jose – dia de Xangô-Aganju, dia da Linha dos Santos casados, dia dos padrinhos (diz-se que São Jose foi pai adotivo de Jesus, e que foi padrinho também; por isso ele é o padrinho de todos os umbandistas, juntos com Nossa Senhora da Penha, que é a madrinha).
'
O dia 23 de abril dia de São Jorge – dia de Ogum, dia da linha dos Santos que protegem, amparam e guiam os filhos de Umbanda, entre eles, Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora do Carmo, e outros.
'
O dia 29 de abril dia de Santa Terezinha do menino Jesus – dia da Linha das Santas Virgens, dia da Linha das sereias.
'
O dia 13 de maio dia da libertação (abolição) dos negros da escravidão – dia da Linha africana, dia da Linha dos Pretos Velhos.
'
O dia 13 de junho dia de Santo Antonio de Lisboa (Santo casamenteiro) – dia de Ogum General (dizem que ele abandonou a farda e foi ser padre).
'
O dia 24 de junho dia de São João Batista – dia de Xangô-Caô, dia da Linha dos Santos Mártires, que morreram pela fé, queimados vivos, esquartejados vivos, degolados (dizem que São João Batista foi degolado, sua cabeça posta em uma bandeja e ofertada à rainha).
'
O dia 29 de junho dia de São Pedro – dia de Xangô-Agodô, dia da Linha das parteiras, dia da Linha dos chaveiros.
'
O dia 26 de julho dia de Santa Ana, mãe de Nossa Senhora e esposa de São Joaquim – dia de Nanã Buruquê, dia da Linha das vovós.
'
O dia 15 de agosto dia de São Benedito – dia de Oxossi-Mata-Lombô, dia da Linha dos Caboclos africanos.
'
O dia 16 de agosto dia de São Roque – dia de Abaluaê, dia da Linha dos curandeiros.
'
O dia 27 de setembro dia de São Cosme e São Damião – dia de Ibêji, dia da Linha das crianças.
'
O dia 29 de setembro dia de São Miguel Arcanjo (Anjo) – dia da Linha de todos os Anjos da guarda, dia de desmanchar pacto com o diabo.
'
O dia 30 de setembro dia de São Jerônimo – dia de Xangô-de-Alafim, dia da Linha da justiça (“quem deve, paga”).
'
O dia 1º de novembro dia de todos os Santos – dia de recolhimento e prece.
'
O dia 2 de novembro dia dos finados (mortos) – dia da Linha das almas.
'
O dia 25 de novembro dia de Santa Catarina – dia de Iansã menina, dia da Linha das onze mil virgens.
'
O dia 4 de dezembro dia de Santa Bárbara – dia de Iansã, dia da linha das Santas Guerreiras.
'
O dia 8 de dezembro dia de Nossa Senhora da Conceição – dia de Iemanjá e Oxum, dia da Linha das iaras e mães d’água.
'
O dia 25 de dezembro o dia do Natal, dia do menino Jesus – dia de Oxalá, dia da missa do galo.
'
O dia 31 de dezembro o ultimo dia do ano – dia de se romper o que está preso, dia de Iemanjá, dia de se fazer pedidos para casamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário